Comunica IFSP Araraquara – Edição nº 47 – 25 de outubro de 2019

1.      CAMPANHA NATAL SOLIDÁRIO

NATAL SOLIDÁRIO 2019

 

2.      PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS TÉCNICOS – 1º SEMESTRE DE 2020

ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÃO DO PROCESSO SELETIVO!!!!
Não percam a chance de ingressar em uma instituição que oferece ensino gratuito e de qualidade!!!
Inscrições até 10 de novembro.
Para mais informações, clique aqui.

 

3.      PROJETO BECO – LITERATURA E LINGUAGEM

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nos dias 17 e 18 de setembro ocorreram no IFSP – câmpus Araraquara, dois encontros do projeto BECO – Literatura e Linguagem. O primeiro contou com a presença dos alunos dos nonos anos da escola EMEF CAIC Engenheiro Ricardo C.C Monteiro e o segundo, com os da escola EMEF Professor Waldemar Saffiotti. Sob o título “Ciência pra quê? Ciência pra quem?”, os membros do projeto conduziram uma dinâmica de perguntas e respostas questionando os alunos sobre o que acreditavam ser “verdade” ou “mito”. Uma das perguntas feitas era sobre a ida do homem à lua, visto que neste ano comemora-se 50 anos de tal acontecimento. Auxiliados pelos bolsistas do projeto, os alunos convidados tinham que defender argumentos que comprovassem que o homem tinha ou não realizado essa façanha.

Ao final da argumentação, o palestrante convidado, Dari Onofre, físico e professor do Instituto expôs fatos concretos de que o homem realmente havia ido à lua e defendeu a importância de se fazer pesquisa e ciência para o desenvolvimento da humanidade.

Depois dessa explanação, as alunas do curso técnico em informática integrado ao ensino médio e bolsistas do projeto BECO Victória Malara e Jéssica Rodrigues Pereira também apresentaram as mulheres que já foram levadas ao espaço, enfatizando que nenhuma delas ainda tinha pisado em solo lunar.

Com o propósito de fechar o encontro e ilustrar as descobertas científicas e tecnológicas que surgiram com a ida do homem à lua e que estão presentes no nosso cotidiano,  a professora e geógrafa do projeto, Caroline Orsi, fez uma apresentação demonstrando esses feitos.

Além da dinâmica realizada no auditório, os alunos convidados fizeram uma visita guiada pelas dependências da instituição tendo a oportunidades de conhecer um pouco mais sobre as aulas teóricas e práticas dos cursos técnicos de mecânica e informática integrados ao ensino médio.

O que alunos estão achando do BECO 

“Foi uma oportunidade incrível e uma maravilhosa experiência que nós tivemos na manhã em que participamos do projeto PROJETO BECO – Literatura e Linguagem. Nos divertimos e também aprendemos bastante de maneira bastante dinâmica e isso é bem legal. Eu adorei participar do projeto, achei ele bem interessante e tudo foi muito bem explicado além de contar com profissionais incríveis, inclusive eu e mais 3 amigas começamos um projeto de incentivo à leitura no Caic com ajuda da professora Luciana inspirados pela experiência que tivemos no BECO. Espero estar no Instituto Federal ano vem, seria incrível pois é um espaço muito bom e estimulante para o aprendizado.” – Diogo Santiago Amaral – Aluno da escola CAIC Vale do Sol.

Fotos da primeira iniciativa do Projeto de Leitura desenvolvido na Escola CAIC

 

4.      DOAÇÃO DE ACERVO DE ARTE PARA A BIBLIOTECA DO IFSP ARARAQUARA

O câmpus de Araraquara recebeu nesse semestre uma doação de livros de artes, arquitetura e design.

A doação foi feita pela Associação Comercial Industrial (ACIND) de Dourado – SP, por intermédio da Sra. Rosana Regina Sotto Rodrigues, mãe dos alunos Gabriel e Vitor, do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática.

Os livros irão compor o acervo da Biblioteca do campus e irá atender às demandas tanto do Ensino Médio como também dos cursos Técnicos e superiores.

 

5.      ALUNOS DO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFSP ARARAQUARA SÃO CAMPEÕES DA II  MARATONA DE PROGRAMAÇÃO INTERIF

Este slideshow necessita de JavaScript.

A equipe “A pena do ponteiro solto” formada por alunos do 4o ano do curso Técnico em informática integrado ao ensino médio ficou em 1o lugar na fase classificatória da II Maratona de Programação InterIF no dia 08 de Junho e ganhou o título de campeã no último sábado (19/10/2019).

A maratona de programação InterIF é uma iniciativa formada no ano de 2018 por diversos professores dos campus do IFSP e tem por objetivo criar uma competição aos moldes da Maratona de Programação da SBC (Sociedade Brasileira de informática). A 1a fase tem por objetivo classificar as 2 melhores equipes de cada campus. Esta fase acontece nos diversos campus participantes onde as equipes acessam remotamente o Sistema de submissão “BOCA” (sistema utilizado na maratona oficial) para submissão dos problemas resolvidos. As equipes tem 3 horas para resolução dos problemas propostos. A cada submissão errada há penalidades na pontuação da equipe. A classificação é gerada a partir da maior quantidade de problemas resolvidos em menor tempo (acrescido das penalidades sofridas). A fase final ocorre sempre em um campus escolhido pela comissão organizadora do evento. Este ano a final foi no campus do IFSP Birigui / SP.

Neste ano, na 1a fase a equipe de Araraquara não apenas classificou-se como obteve o 1o lugar geral entre todos as equipes de todos os campus (123 equipes de 15 campus). Vale ressaltar que a equipe é formada por alunos do ensino médio, e a competição é aberta ao público em geral de alunos dos cursos de informática (técnicos e superiores) dos IFSP’s.

Outra surpresa foi a classificação geral da 2a equipe do campus – a equipe “Ah, muleke”. A equipe é formada por alunos do 1o ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio e já conseguiram o 23o lugar na classificação geral (ficou à frente de 100 equipes!). Um excelente resultado para uma equipe de alunos do 1o ano.

Na fase final, a equipe “A pena do ponteiro solto” continuou sendo a melhor da competição resolvendo em menor tempo 6 problemas dos 8 propostos, concluindo como Campeã da competição.

A outra equipe de Araraquara (“Ah, Muleque”) também teve boa classificação. Ficaram em 8o lugar dentre as 18 equipes que participaram da fase final.  A fase final ocorreu na cidade de Birigui / SP, no IFSP de Birigui.

Equipe “A pena do ponteiro solto”: Rafael Silva Pena, Vinicius Monteiro, Gabriel Sotto Rodrigues

Equipe “Ah, Muleque”: Eric Derencio, Paulo, Vitor Sotto Rodrigues

 

6.      ALUNOS VISITAM LABORATÓRIO DE ANATOMIA DA UFSCAR

InfoMecânica

Os alunos dos 4ºs anos de Informática e Mecânica visitaram o Laboratório de Anatomia da UFSCar.

O objetivo das visitas foi aprender, na prática, sobre Anatomia Humana.

 

7.      ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

POS

Para mais informações, clique aqui.

 

8.      PROJETOR INTEGRADOR DO CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Os alunos do 4º ano do curso técnico em mecânica integrado ao ensino médio apresentaram durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia os seus trabalhos da Disciplina PJI – Projeto Integrador.

Os Trabalhos PJI são temas relacionados aos TCCs.

Deixe um comentário