Comunica IFSP Araraquara – Edição nº 54 – 19 de junho de 2020

1. COMUNIDADE IFSP ARARAQUARA DOAM PROTETORES FACIAIS PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ARARAQUARA

Este slideshow necessita de JavaScript.

Inicialmente, a comunidade do câmpus se uniu, fabricou e entregou 50 protetores faciais para a Secretaria Municipal de Saúde. Durante essa produção, a Direção do câmpus solicitou à Reitoria 1700 protetores faciais, para serem doados à Secretaria de Saúde Municipal, cuja demanda era alta.

Os arcos e as placas acrílicas foram produzidos por injeção e retirados na cidade de Mirassol pelo docente Marcel Dib, mas ainda necessitavam dos elásticos, que foram comprados pelos docentes André da Motta e Mauro de Lucca, com o dinheiro arrecadado para a fabricação de máscaras de tecido. As embalagens plásticas foram compradas com colaboração financeira dos docentes do câmpus.

Os alunos Kemelin, Igor, Erick e Martha, do curso superior de Engenharia Mecânica e a servidora Camila receberam os itens e montaram os kits (1 arco com elástico e 1 placa transparente) com a colaboração de seus familiares, em uma verdadeira sintonia entre toda a comunidade do câmpus Araraquara.

No dia 27 de maio os kits foram entregues à Secretaria Municipal de Saúde, para distribuição nos centros de atendimento da cidade, contribuindo para a proteção dos profissionais da saúde no combate ao COVID19.

 

2. COMUNIDADE IFSP ARARAQUARA SE UNE PARA CONFECCIONAR MÁSCARAS CASEIRAS

Este slideshow necessita de JavaScript.

O IFSP Araraquara, por meio de um grupo formado por servidores e alunos, desenvolveu um trabalho em prol da confecção de máscaras caseiras para a população de alta vulnerabilidade social do município.

O grupo organizou um esquema de arrecadação online onde diversas pessoas da comunidade interna e externa ao campus colaboraram imediatamente com a doação de dinheiro e materiais (tecidos, elásticos e linha). O valor arrecadado foi próximo de R$1500,00, sendo o suficiente para a compra de materiais para a produção de 6 mil máscaras caseiras. Os materiais foram encaminhados para a Associação Mãos que Criam, sendo esta contratada pela a Prefeitura Municipal para confeccionar máscaras caseiras e garantir o item de proteção à população.

A entidade, que é formada por mulheres artesãs que atuam na área do artesanato, costura, economia solidária e novos modelos socioprodutivos, já iniciou a confecção das peças no CENTRO DE CAPACITAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL – ESPAÇO KAPARAÓ. De acordo com Camila Capacle, coordenadora executiva de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, a produção contará com 15 costureiras que terão a missão de produzir aproximadamente 30 mil máscaras nestas próximas semanas.

O grupo do IFSP Araraquara agradece a todos que puderam contribuir de alguma maneira com esta iniciativa que está colaborando com a confecção de máscaras caseiras que serão doadas para pessoas que não teriam condições de comprá-las, bem como ajudar a garantir renda às costureiras em um momento muito delicado.

Membros do grupo:

Alunos da Engenharia: Kemelin Carvalho dos Santos, Martha Gonçalves, Lucas Trostdorf, Igor Furtado, Erick Petenatti e Lucas Ionta.

Servidores: Camila Biolcatti, André da Motta, Marcel Dib, Mauro de Lucca, Fernando Rocha e André da Motta.

 

3. PROJETO ‘POESIAS COLETIVAS DA QUARENTENA’

logotipo poesias coletivas IFSP - agradecimento

A equipe do Projeto ‘Poesias Coletivas da Quarentena’ agradece a participação da comunidade do IFSP – Câmpus Araraquara. Foram recebidas 17 poesias. Elas serão divulgadas gradativamente uma vez por semana nos canais de comunicação do câmpus (e-mail institucional, fanpage, instagram) e a coletânea completa será publicada no site institucional ao final das divulgações nos demais canais de comunicação.

Muito obrigado!

“Gosto de escrever, na maioria  das vezes dói, mas depois do texto escrito é possível apaziguar um pouco a dor, eu digo um pouco … (Conceição Evaristo, 2005).

 

4. BECO & LITERATURA E LINGUAGEM E SEMANA DA EDUCAÇÃO VÃO AO AMAZONAS

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em uma parceria entre o Beco – Literatura e Linguagem e a V Semana da Educação foi criado o projeto “Sem Fronteiras”. Por meio de lives, os membros das equipes propõem um bate-papo sobre acontecimentos atuais, assim como trocam informações sobre características de estados do Brasil e lugares do mundo. Além disso, há sempre um viés literário quando o convidado faz as suas indicações de leitura.

 A primeira edição dessa parceria aconteceu no dia 27 de maio com o médico e também reitor da Universidade Estadual do Amazonas Cleinaldo de Almeida Costa que expôs a situação na qual o Estado do Amazonas se encontra com relação à contaminação do Coronavírus. Cleinaldo descreveu as ações importantíssimas da universidade pública no combate ao vírus como a fabricação de máscaras face shield e o atendimento remoto e, quando necessário, presencial das pessoas que estão enfrentando essa pandemia.

Além da indicação e da leitura de um trecho do livro de Milton Hatoum, “Dois Irmãos”, que apresenta características do Estado do Amazonas feita pela Profa. Claudia Reis, coordenadora do Beco, na abertura da live, Cleinaldo também indicou  “Lincoln”, “ A menina que roubava livros”, “Brasil: Uma Biografia” e a trilogia “O Século”. 

O próximo encontro virtual está marcado para o dia 19 de junho, às 15 horas. O convidado é o escritor e ganhador do prêmio Jabuti, Oscar Nakasato que faz uma conexão entre o Estado do Paraná e o Japão. 

Venha participar dessa discussão, você é nosso convidado, não fique de fora.

Mas as atividades do Beco não param por aí, com o #BecoEmCasa, alunos, ex-alunos, professores e técnicos administrativos fazem suas indicações de livros, séries, filmes e atividades que podem ser desenvolvidas durante esse período de quarentena que são postadas e divulgadas em redes sociais:

Instagram: https://bityli.com/iWnxh

Facebook: https://bityli.com/B5DDg

Site: https://bityli.com/2bUt3

Faça a sua indicação também pelo e-mail beco.arq@ifsp.edu.br

 

5. AÇÕES DA BIBLIOTECA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

6. INDICAÇÕES DO BECO EM CASA

1

 Indicação do professor de história do IFSP Araraquara, Guilherme de Lima(Bola), com o livro “Desta terra nada vai sobrar a não ser o vento que sopra sobre ela ” de Ignácio de Loyola Brandão.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Indicação da aluna Tatyana Evangelista , com o livro “Tudo e todas as Coisas” da autora Nicola Yoon.

3

Indicação da professora de geografia do IFSP Araraquara, Caroline Orsi, com o livro “O segredo da Dinamarca” de Helen Russell.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Indicação da Técnica Poty Foliva, com o livro “O conto da Ilha Desconhecida” do autor José Saramago.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Indicação do Diretor Adjunto de Ensino do IFSP Araraquara, Mauro de Lucca, com os livros:
“Watchmen” uma Graphic Novel Edição Definitiva.
“Assassinatos na Academia Brasileira de Letras” de Jô Soares.
“Revolução dos Bichos” de George Orwell.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Indicação da Técnica Camila Fernanda Biolcatti, com o livro “A pérola que rompeu a concha” da autora Nádia Hashimi.

7

Indicação da professora de química do IFSP Araraquara, Carol Barra, com o livro “Lineia no Jardim de Monet” de Llena Anderson.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Indicação da aluna Caroline Motta, com a trilogia “A Seleção” da autora Kiera Cass.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O aluno Giovane Nalin nos conta um pouco sobre seu novo hobby.
Conte para nós qual novo hobby você adquiriu nessa quarentena e participe do #BecoEmCasa

10

Indicação do Técnico do IFSP Araraquara, Danilo Forlini com o livro “Um Inimigo do Povo” de Henrik Ibsen.

 

7. LIVES

  • ARMAZENAMENTO EM NUVEM COM AMAZON S3

Uma visão sobre serviços de armazenamento em Nuvem, com exemplos de aplicações utilizando Amazon Simple Storage Service (Amazon S3).

Palestrante:
Douglas Modena
Analista Desenvolvedor na Programmer’s
Cursando Especialização em Desenvolvimento Web na PUC Minas
Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo IFSP Araraquara

Link de acesso: https://youtu.be/u22uiWhKmL8

  • [LIVE] Um bate-papo inteligente sobre Cidades Inteligentes

Link de acesso: https://youtu.be/C90i0_pPt88

  • [LIVE] Pentests e um caminho para a Segurança Da Informação

Com Estevam Arantes*

Não cansamos de ver os famosos hackers na mídia, mas quem na verdade são eles e como eles fazem tudo o que fazem? É possível fazer a vontade de quebrar coisas virar uma profissão? Nesse mundo cheio de tecnologia, o que podemos fazer para nos proteger? Essas e mais algumas perguntas serão respondidas na nossa live, espero poder ajudar a tirar as suas dúvidas sobre esse mundo.

* Aluno do último ano de Engenharia de Computação na USP – São Carlos. Um dos fundadores do Ganesh – ICMC e entusiasta do hacking desde o ensino médio, com estágio nas empresas Apura Cybersecurity e Microsoft, na qual trabalhou no time de segurança do Microsoft Office e para onde vai voltar assim que se formar.

Link de acesso: https://youtu.be/Nh0jIzC9jUg

  • TEACHERS IN TECH

A Profa. Renata M. Porto Vanni participou do painel “O papel do professor como um hub de conexões para acelerar a formação de talentos” no programa “Teachers In Tech”, dia 12/06, às 14h.

O Teachers In Tech é um programa com uma série de 7 eventos online realizados entre os dias 09/06 e 12/06, e contou com a participação de profissionais de grandes empresas como Microsoft, Google, Facebook, SAP, GFT Brasil, Carrefour, Banco Carrefour, Impulso, Cubo, além de instituições de ensino como MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Centro Paula Souza e Instituto Federal com o objetivo de conectar professores da área de tecnologia para geração de novas oportunidades no mercado digital. Durante os quatro dias, professores, empresários, executivos de tecnologia, consultores, especialistas no mercado digital e desenvolvedores de software discutem as novas oportunidades educacionais da área de tecnologia e as oportunidades de trabalhabilidade no mercado digital, com transmissão pelo Youtube, Facebook e Linkedin. Entre os assuntos em destaque, os principais são as oportunidades criadas pela transformação digital, os desafios da busca pelo candidato ideal, ferramentas educacionais para o novo mercado digital e o papel do docente na formação de novos talentos.

LINK de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=bM49w17sSAI

  • [LIVE] “Um bate-papo sobre o trabalho de um cientista de dados”

                          Link de acesso: https://youtu.be/XqJjkmTiIU0

 

 

Deixe um comentário