Comunica IFSP Araraquara – Edição nº 45 – 30 de agosto de 2019

1.      FACIRA 2019

Este slideshow necessita de JavaScript.

O IFSP participou da Feira Agro Comercial e Industrial da região de Araraquara – FACIRA, aproveitando essa oportunidade para divulgar nosso câmpus.

Docentes e discentes estiveram presentes e apresentaram ao público do evento os cursos oferecidos, os projetos de pesquisa e extensão e as atividades realizadas nos cursos.

O público participou ativamente das atividades e mostrou muito interesse em conhecer a instituição.

Parabéns a todos que estiveram presentes na feira e contribuíram para a divulgação do nosso câmpus!

 

2.      PROJETO BECO AGITA O IFSP

O BECO – Literatura e Linguagem é um projeto de extensão que tem como objetivo propor uma roda de conversa entre alunos dos nonos anos de escolas municipais de Araraquara e de cidades da região com professores e especialistas de diversas áreas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) – câmpus Araraquara. Além da dinâmica estabelecida para cada encontro mensal, os membros do projeto, composto por professores do Instituto e alunos bolsistas que são estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio de informática e mecânica, proporcionam aos alunos visitantes um passeio guiado às dependências da instituição, apresentando dentre os locais, os laboratórios onde as aulas práticas dos cursos são realizadas.

O projeto BECO começou com o objetivo de ser um “Clube do Livro”, no entanto como as discussões não se concentravam apenas nos temas dos livros, mas também em assuntos do dia a dia, então, viu-se a necessidade de ampliar a sua atuação. Sendo assim, em 2016, houve uma votação para eleger um novo nome para o projeto e “BECO” foi o escolhido.

Desde então, vários alunos de nonos anos de escolas municipais já participaram dos encontros no Instituto Federal. Nesse primeiro semestre de 2019, já foram realizadas três dinâmicas com temáticas diversificadas, como o espaço da escola e seu significado, as dificuldades da escolha profissional e a importância de se desconectar do mundo virtual para se conectar ao mundo real.

Os encontros do primeiro semestre foram encerrados, mas, no segundo semestre, teremos mais. O próximo encontro será dia 27 de agosto. Participe também! #VenhaConhecerOBECO.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como foram os encontros no primeiro semestre

Nesse semestre foram discutidos os seguintes temas:

Em abril, sob o tema “Qual Escola?”, os alunos dos nonos anos da EMEF Professor Eugênio Trovatti foram estimulados a discutir quais os modelos de escola que temos em nossa sociedade. A geógrafa Caroline Orsi juntamente com a socióloga Lívia Maria Terra, professoras do IFSP, trouxeram aspectos físicos e sociais inseridos em nossa sociedade que nos conduzem a pensar em um modelo de escola tradicional.

O tema “Ser ou não ser? Os caminhos da profissão é você quem escolhe” foi o tema discutido do mês de maio. Os alunos convidados dessa vez foram os da EMEF Luiz Roberto Salinas Fortes. Esse encontro também contou com a presença dos convidados Patrick Bolarinwa Ogundairo e Fernanda Tiemi Carvalho, membros da empresa júnior “Paulista Jr. Projetos & Consultoria” e alunos do curso de Administração Pública da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp – Araraquara, e com Danilo Forlini, professor de improvisação teatral e servidor do IFSP. Nesse encontro além da roda de conversa sobre os caminhos e as dificuldades para se escolher uma profissão, os alunos convidados tiveram a oportunidade de participar de uma dinâmica de improvisação teatral.

Em junho, o tema em discussão foi “Desconectar para conectar”. O intuito era mostrar a importância de se desconectar do mundo digital para se conectar consigo e a ter um momento de reflexão. O encontro contou com a presença do professor de meditação e informática do IFSP, Fernando Duarte – que além de promover uma discussão sobre o tema, ministrou técnicas de relaxamento, concentração e meditação  – e com a geógrafa e professora Caroline Orsi que por meio de uma demonstração científica mostrou quais seriam as verdadeiras importâncias da vida. Os alunos convidados para esse encontro foram os da EMEF Professor Henrique Scabello.

Ficou curioso? Quer saber mais sobre o projeto? Quer participar? Sugerir algum tema para discussão?

Acesse um dos links abaixo e fale com a gente! Esperamos VOCÊ no próximo encontro.

Página do Facebook: https://www.facebook.com/becolel/

Site: https://contatobecolel.wixsite.com/becolel?siteRevision=150

 

3.     CHAPA REI (REVOLUÇÃO ESTUDANTIL INTELIGENTE) É ELEITA PARA ASSUMIR O GRÊMIO ESTUDANTIL

Comunicado_027_2019_DRG___Eleição_Grêmio_Estudantil-1

4.     CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE CUIDADORA DE IDOSOS

PROJETO MULHERES

Iniciou no dia 05 de agosto uma nova turma do curso de cuidadora de idosos, do projeto de extensão Saber Cuidar, de formação profissional e cidadã para mulheres.

O curso vai até dezembro, tem carga horária de 160 horas e é realizado pelo IFSP em parceria com a Prefeitura Municipal de Araraquara.

Essa é a terceira edição do curso, e atende mulheres em situação de vulnerabilidade social de diversas regiões da cidade. 

 

5.    PESQUISA SOBRE INCLUSÃO DE SURDOS POR MEIO DE VÍDEO INSTRUCIONAL

A pedido da servidora Keller, inserimos a pesquisa abaixo no Comunica:

Meu nome é Keller Batista de Souza, sou assistente de alunos no Campus Araraquara, e aluna do ProfEPT do IFSP Campus Sertãozinho e me encontro em fase de pesquisa.

Gostaria de realizar a divulgação da minha pesquisa no Comunica. A pesquisa destina-se aos docentes.

Título: Pesquisa on-line sobre Inclusão no IFSP Campus Sertãozinho

Texto: Meu nome é Keller, sou aluna do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFSP Campus Sertãozinho e me encontro em fase de pesquisa. Minha pesquisa consiste na Inclusão de surdos por meio de vídeo instrucional. Assim sendo, solicito a colaboração de todos os docentes, inclusive os que não possuem alunos surdos, do Campus Araraquara para responderem o questionário disponível no link abaixo que trata sobre o tema inclusão de surdos através de materiais didáticos. As respostas são anônimas e deverão tomar menos de 30 minutos do seu tempo e serão usadas apenas com finalidade acadêmica. A colaboração docente será de extrema importância para o sucesso da pesquisa e pode colaborar com melhorias nas ações educacionais de inclusão dos surdos no IFSP. Se você tiver alguma dúvida sobre a pesquisa pode entrar em contato comigo via e-mail: kellerbsouza@gmail.com  ou pelo telefone (18) 99642-8321.

Link da pesquisa: https://forms.gle/skEfnYgvQzZcpU6Q6

Agradeço imensamente o seu tempo para concluir o questionário. 

 

6.   CURSO DE MEDITAÇÃO

curso de meditação (2)

7.  IV ENICT – PRAZO DE SUBMISSÃO PRORROGADO

III EnICT

 

8. PALESTRA: POLITECNIA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DESAFIOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS

Palestra GELIC 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário